quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O passado passou mesmo?

Quem nunca sentiu um ciúme terrível quando uma ex reaparece na vida dele, mesmo que ela não faça absolutamente nada... confesse: você sente uma profunda vontade de separar ela a tapas dele (risos). Não só quando elas resolvem ressurgir... outras coisas de nosso passado vez ou outra resolvem dá uma passadinha por aqui para dá um olá.
E então, a gente faz o que? Bate na pobrezinha da ex que num teve capacidade pra estar com ele até hoje, ou banca a madura e inabalável e finge que eles simplesmente nunca estiveram juntos? Bem, se pensarmos assim, então você certamente já foi incapaz de manter um relacionamento também, porque provavelmente quase todo mundo já foi o/a ex de alguém.
Ex-melhor-amiga-inseparável, ex-rolo, ex-amor-pra-vida-inteira...ex-alguma-coisa. Fato é que é muito fácil xingar os outros (incluindo as POBRES ex's), atribuir a culpa de seus infortúnios às pessoas ao seu redor e etc. Melhor mesmo pensar que a danada não estar com ele hoje porque não era pra ser. Porque vocês tinham de ficar juntos, e por estarem um com o outro agora...não há porque se importar com o que passou. Certo?!
Mas me parece que quanto mais tentamos aproveitar o passado retirando dele apenas alguma experiência que seja proveitosa, ele sempre reaparece para tentar nos enfraquecer, fazer a gente relembrar um erro, fruto de imaturade, e coisas afins. E agora já tenho absoluta certeza de que nem sempre o passado, na real passou.
Pense na quantidade de mágoas que você guarda, nas coisas que você se arrependeu por não fazer e nas que são melhores não serem comentadas, porque te enchem de vergonha. Mas se serve de consolo... todos têm um passado, por mais sem graça ou cheio de erros que tenha sido. Quem alega não ter do que reclamar, e que o que passou valeu a pena, e todo aquele blá blá blá de pessoa-bem-resolvida... das duas uma: ou realmente é muito foda e fez cada minuto de sua vida valer a pena, ou é muito covarde e não tem peito o bastante pra admitir que como todo principiante na vida: cometeu algumas besteiras e porque não... algumas barbáries.
Esse papo de que ninguém é perfeito, ajuda muito na hora de se recuperar de uma mancada, mas melhor que se apegar à frases feitas de auto-ajuda é acreditar que nada na vida acontece por acaso. E que de alguma forma, como diz Vitor Freire (e não o Charles Chaplin): "é como olhar para trás e vislumbrar como todos os passos não dados foram fundamentais para essa trajetória." Logo, cada mancada e cada acerto te trouxeram até aqui.
E a vida vai continuar, com seu passado resolvido ou não. E com um futuro inteiro pela frente. Eu sei que a maioria das pessoas mandam a gente esquecer o que passou, como se a gente fosse algum tipo de máquina com a habilidade de deletar o que nos fez sofrer. Mas eu digo que não devemos ignorar o que passou, e sim aprender a conviver com ele... com o passado. Aprender que por mais péssimo ou menos ruim que o tenha sido, você sobreviveu, e tem muito a fazer-aprender e viver. Por isso, nada melhor que não cometer os mesmos erros e acreditar sempre que tudo pode ser diferente, porque as pessoas não são iguais, e só porque alguma coisa não deu certo com um terço da população-economicamente-ativa-do-mundo... não significa dizer que vai dá errado com você também, afinal de contas, você não é como eles... que ignora completamente o passado.

Laryssa Galdino
em
Faça o Que Te Faz Feliz!

3 comentários:

Anônimo disse...

parabéns pelo seu blog, muito bem escrito, vc tem talento.
todos os dias leio um texto seu.

Laryssa disse...

nossa que legal ^^
quem é vc hein??? hahahhaha
se não quer se identificar, por favor me envie um e-mail... vou ficar feliz em poder escrever para vc!

lalagt@hotmail.com

=)

Unknown disse...

Laryssa, adorei, amei. "O passado passou mesmo" é um dos seus melhores textos que já li. Bem cotidiano, e diz o que todos se interessam, massa!