terça-feira, 7 de setembro de 2010

Tudo que te faz especial.

O desenho na vidraça embaçada, por causa do nosso hálito ofegante ou simplesmente porque choveu lá fora, e aqui dentro enquanto viajo além da rota habitual do ônibus eu desenho carinhas na janela do transporte prismático de milhares de rodas que me carrega de um lado pro outro e eu faço o que mais gosto além de sonhar alto: observar as pessoas.
Dentro do ônibus, condutor de um montão de histórias diferentes, vejo rostos, vejo gente! Cada qual com um pensamento trasnportado na mente, dando vazão aos que sentem, para imaginarem o que quiserem a respeito das caretas, caras e bochechas que cada passageiro faz enquanto a mente ingênua se desfaz dentro de cada corpo.
Eu, pensador-poeta, descobrindo a mim mesmo através dos outros, percebo as delícias de observar os contornos, as reações e os pequenos gestos. Vejo o mundo diante de mim, enquanto vou alí, comprar passes invisíveis, passagens que me permitem viajar ao descontrangimento. Quando não percebem que estão sendo vistas, as pessoas fazem cada coisa!
Quieta, vejo o pássaro, sigo a canção do bater de suas asas, mas rapidamente mudo o foco, vejo uma mulher com a mão levantada. - um suco de goiaba sem leite por favor, e me viro pro calçadão. Sumiu a mulher, mas apareceu um vendedor. Aqui na praça não precisa de burocracia, seu desejo é realidade se tiver bunfunfa na mão te dou a mercadoria!
Uma velhinha, depois outra... um homem andando de quatro invertido, com a barriga pra cima e mãos e pés no chão, o menino ri, pede que ele continue andando. Eu também dou risada, essa gente faz de tudo por um trocado, até andar de quatro!
Celular, relógio, pulseira, água mineral! O que você precisa a gente arruma e por um precinho super em conta, o calçadão em Campina é assim, um amontoado de gente, pouco a pouco refrescado pelo o bom vento que não se cansa de passar por ali, de um lado, parao outro. Tem a lotérica cheia de filas com pagadores e apostadores de mega sena, mas prefiro chamá-los de sonhadores fidedignos, quem sabe um dia ricos! Não comprem o carro, a casa ou o sonho por quem tanto lutaram.
Tem a moça do sorvete, a farmácia e homem que conserta de panela de pressão a alicate de unha, e se você for educado, fazem cópia de chave e amolam sua tesoura com a maior prestatividade!
Ah, o calçadão de Campina é de longe um de meus lugares favoritos daqui.

Laryssa

Um comentário:

camilinha disse...

Ta cada dia melhor amiga...em particular adorei esse =)
xero