quinta-feira, 5 de março de 2009

A gente tenta esconder.

Ela não foi perfeita, nunca foi. E mesmo que muitos, ou um bocado de gente, insistissem em dizer que seu futuro estava completo, com direito a tudo que haveria de ter, ela afirmava, para si mesma afirmou muitas vezes, que ainda estava tudo para acontecer e que não era mesmo tão bonita, que não era perfeita e que apesar de ingénua também chegou a cogitar maldades no profundo de seu ser.
Quando ficava sozinha no intervalo do colégio ,que estudou por dois anos, tentava se livrar sozinha daquele bando de gente que não lhe valia por nenhum vintém. Amigos? Foram mesmo muito poucos e citá-los não lhe convém, mas o importante da vida, pelo menos dessa fase, ela aprendeu: Não importa a quantidade, desde que os amigos que tenham permanecido sejam vivos, sejam pra valer.
Defeito todo mundo tem, tire logo de sua cabeça essa idéia de garota-perfeita que cogita-se por aí. Ela não foi tão boa assim, ela já mentiu, iludiu e até partiu o coração de "alguéns". Ela foi ausente e, para quem nem mereceu, foi presente demais. Cometeu erros, resumindo, como qualquer mortal não se sobressaiu em nada que lhe valha algum honra-ao-mérito.
A diferença, talvez, não estava em tantas coisas comuns que ela fez, mas em quem tentou ser e continua tentando, afinal, enquanto há vida deve-se continuar tentando ser alguém melhor. Mas não melhor do tipo que passa por cima dos outros, que é o mais bem-sucedido ou qualquer coisa do mesmo calibre. Melhor no sentido de se olhar no espelho e saber que decidiu bem, que pensou claramente e que ama alguém que lhe corresponde, e não virou capacho de seu-ninguém. Melhor, no fato de que se sente feliz sendo e agindo como se está.
A vida não vai parar e muito dificilmente alguém que lhe machucou voltará para reparar os danos que possa ter lhe causado, então ela entendeu que cada dia tem sua porção de dor e alegria, e ao somar dos anos isso torna-se em experiência e por assim ser lhe deixa sábio e até mais hábil, embora no corpo não ocorra o mesmo efeito.
E os anos ensinam o que é necessário, e cada um tem seu conceito de necessário. Para ela, necessidade é está com quem se adora a companhia, é lutar contra todas as barreiras (vencendo sempre de alguma forma). Seja algo bom ou ruim, o importante é que no fim as coisas acabam sendo como devem ser. E nos cabe viver, não julgar.



Laryssa Galdino
em
Talentos da meia-fina-idade

2 comentários:

Larissa disse...

"Ela foi ausente e, para quem nem mereceu, foi presente demais."

Adoreei essa frase! tu devia ser poeta...tem talento com as palavras.

Amei o texto, muito lindo.

Laryssa disse...

lalala

(sem jeito)

=X