quinta-feira, 14 de outubro de 2010

É só uma fase.



Quando se tem uns quatro anos e as palavras nos são conhecidas, tudo que queremos é saber a razão das coisas, e a mamãe fala que estamos na fase do "porque". Porque o céu é azul? Porque quando eu espirro fecho os olhos? Porque a gente tem unha? Pra que serve a sobrancelha? Como foi que eu nasci? E por aí vai... a gente tem uma necessidade de descobrir o mundo e talvez por isso que as perguntas são infinitas.
Depois começamos a fase de querer mostrar o quanto somos espertos, ai a gente se amostra que é uma maravilha! Mostra o que fez na escola, o novo truque de mágica que aprendeu com o tio a pirueta que praticou na bicicleta... e ai de quem não nos der atençao!
Ai, a gente cresce mais um pouquinho e começa a se achar muito grande pra certas coisas, começa a exigir a roupa que vai vestir, e já diz que vai ser dançarina ou astronauta quando crescer. Bobagem, bem no fundo ainda somos crianças assustadas sem entender patavina sobre o mundo, mas a gente já não pode chorar por que é grandinho demais para isso, só que não pode brincar até mais tarde na rua porque ainda se é muito novo... antes da adolescencia, a gente vive uma fase em que não se sabe direito se é muito pequeno ou muito grande, e quando já estamos lidando com essa bipolaridade das permissões, ora podemos, ora não... entramos na fase onde tudo muda... fisicamente principalmente, porque o psicológico não pára de mudar nunca.
Depois que os hormonios se estabilizam um pouco, vem a fase de se preocupar com o que vamos ser daqui há dez anos, é chato pensar nisso quando se tem vinte anos... imagina pensar nisso com míseros dezessete?
Pois é... mas já não é denaçarino nem astronauta que queremos ser... escolhemos algo que tem mais a ver conosco, pelo menos eu tive a sorte de ter pais que não me impuseram nenhum curso, apesar de minha mãe querer que eu fosse médica e meu pai engenheira, eles aceitaram bem a ideia de que eu quero desenho industrial.
Sim, mas falando da fase que eu esotu, essa entre vinte e vinte um anos... que fasinha menina! É uma fase meio Roberta Miranda sabe, com um monte de coisa na cabeça? Verdade, queremos descobrir o mundo, viver todas as experiencias possíveis. Perdemos noites de sonos só pra está ao lado de quem reconhecemos como nossos irmãos... escrevemos poemas, contos histórias impossíveis. Vivemos amores, assistimos filmes, pulamos refeições, lemos, pensamos, questionamos... queremos uma revolução! Aos vinte anos, vivemos uma fase... que eu chamaria de decisiva... é mais ou menos com essa idade que você sente um desejo profundo de se jogar no mundo e absorver tudo quanto puder carregar com as mãos, bolsos e a ponta do nariz. Daqui há dez anos, tudo vai depender do que eu começar fazendo hoje... é por isso que é uma fase tão importante.
De todas as pessoas com mais de trinta anos que andei conversando, o conselho que mais ouvi foi o seguinte: "aproveite essa fase"... e é o que eu estou fazendo.

Beijocas

Laryssa, vulgo lala :)

Um comentário:

Hugo Marques disse...

"Abrace esta sua fase sem perder seus valores. Saiba curtir sem se destruir. Porque fases passam, o que fica é o que foi plantado ao longo do tempo. No mais aproveite pois o mundo está ao teu alcance."

Tlvz isso não faça sentido ou seja tolice, mas achei que valia a pena ser dito.