sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O texto que eu precisava escrever.

Toda minha vida é baseada nos relacionamentos, bons ou maus, que tive. Com a minha mãe por exemplo, com meus amigos, com os vizinhos, com os mendigos; que me comovem absurdamente, com os animais e, óbvio, o alguém que namorei.
Mas esse texto me pareceu diferente em sua concepção, depois de tanto refletir como me moldo de cada forma em meus relacionamentos, adimitindo diversas interpretações, pensei sobre o que nos faz sobreviver a tanta coisa, mesmo ser muito feliz nos consome uma imensa energia sabia?
Então a palavra que me veio a cabeça foi: esquecimento. Pode soar triste o que vou escrever agora, mas esquecemos quase tudo em nossa vida, mesmo os momentos de fundo de poço aos de extrema felicidade, esquecemos todos.
Estudos comprovam que quando passamos mais de um mês sem reler algo, no esquecemos do conteúdo daquele livro por exemplo, podemos recordar vagamente a ideia que ele trata, algum personagem, mas de modo geral esquecemos praticamente tudo. A falta de estímulo, por parte de nós mesmo, do nosso cérebro faz com que as informações sejam substituídas por outras ou simplesmente se percam em nosso subconsciente.

Lembro-me que você tinha um cheiro
e que nós nos beijávamos
mas não me lembro qual era
não me lembro do gosto
dos seus lábios.

escrito em 2007

E não é mais pura verdade?

Você me fez sentir raiva,
tanta que pensei preferi morrer
tão bom ter esse poder
desejar e o coração ser arrancado
morrer
deixar de existir
não precisar ouvir sua voz.

escrito em 2004

Não é cabível o meu amor
em palavras ele não forma
folhas são retângulos
que aprisionam os meus sentimentos
não quero mais escrevê-los.

escrito em 2011

Tudo que eu escrevo
deixa de pertencer a mim
e é de quem o lê,
agora.

escrito em 2010

Você foi meu irmão, meu pai, meu amigo
meu amor, por um momento.

escrito em 2007

Suas palavras têm a mesma confiança
de um raiz vulnerável
por fora parece frondosa
por dentro
árvore miserável!

escrito agora =)

Em diferentes épocas da minha vida, a escrita me acompanhou na tentativa de encontrar explicações, não para os outros; a cada dia aprendo que é preciso escolher por você mesmo, mas para entender a mim mesma e meu turbilhão de sentimentos. E foi me satisfazendo, fui conseguindo traduzir em palavras as coisas que se passavam dentro de mim e a verdade é que quando releio muitos de meus textos, alguns me causam estranheza, foi eu mesma quem os escreveu? penso comigo e dou risada quando penso que esqueci. Era tão importante na época, e agora... agora eu não me lembro nem o seu nome.

É até um pouco triste imaginar que como disse Clarice em um de seus poemas, ainda bem que existe outros, mas ao mesmo tempo é feliz perceber nossa capacidade como humanos de sobreviver, cicatrizar e deixar-se surpreender novamente, como se fosse a primeira vez que odiasse ou se apaixonasse, e confessem, o novo amor é sempre inédito, não importa quantas vezes você já amou.

E você falava alguma coisa, você sentia outras também, mas passou... percebe que não fala mais agora? e que sentimos tudo diferente?

Acredito que cada pessoa sente do seu jeito, e as reflexões que me cabem podem ser inúteis para vocês, no entanto, penso que pelo menos em uma coisa os seres humanos são bem comuns... no fim de um relacionamento. rsrs

Primeiro você pensa que vai ficar tudo bem, tudo bem, tudo atévocêreencontrarapessoaporacaso DESESPERO CHORO INTERROGAÇÃO... você não imaginava que seria tão difícil reencontrá-la não é? e aí fica aquela semana de molho relendo as cartas, revendo as fotos e até se arrisca a puxar um assunto por SMS, merda merda merda retornar ao passado quase sempre é pedir pra se magoar mais e mais. No começo todos fingem que estão bem, uma maravilha, até que se pergunta: "Porque a gente não deu certo?"

Talvez seja comum ao ser humano valorizar ao extremos as "coisas" que perde, nunca lembramos dos motivos que nos fizeram terminar com a pessoa, a mente vê sempre o quanto vocês eram felizes, apaixonados e especiais. FRUSTRAÇÃO, buscar respostas para essas perguntas só nos faz remoer e discutir os culpados, não faz bem, não faz bem. Depois, de muito choro choro choro briga e OMG's vem uma falsa calma, uma aceitação dos fatos, um caminho de esperança se delineia... até que você reencontra a pessoa exibindo felicidade e esbanjando novos planos. Você até torcia pela felicidade dela, afinal você é uma pessoa legal :D mas vê-la tão feliz, repetindo as frases que você dizia pra ela, usando aquela cor de camisa que você sugeriu, indo aos lugares que você comentava adorar, ouvindo as músicas que você gostava de ouvir grrr raiva raiva raiva "a infeliz quando namorava comigo não bebia, agora só tem fotos com copo de cerveja, taça de vinho e garrafa de cachaça no facebook dela" ou ou ou "o idiota o-d-i-a-v-a comida japonesa, agora conseguiu um estágio no Japão e conheceu uma gatinha oriental :/" é, vai comer sushi até que a morte os separe rsrs

Esses causos são engraçados e a mais pura verdade talvez, você também não tem aquela sensação que a pessoa se torna tudo que ela disse que nunca se tornaria quando estava com você?! E pior: as promessas, ai ai ai quando estão apaixonadas as pessoas nos prometem cada coisa não é mesmo? se tornam donas do tempo e dizem "vou te amar pra sempre" ou "nunca vou te esquecer" com propriedade.

Mas não quero aqui descer o sarrafo em quem faz isso, eu também já jurei pra sempres de um ano, ou menos até! Eu também já falei eu te amo, e hoje não consigo se quer me lembrar do cheiro que a pessoa tinha, eu já disse que alguém era única e depois ela se tornou completamente desnecessária.

Isso não quer dizer que sou uma pessoa horrível, ou que agiram de má fé comigo... apenas demonstra a verdade que não gostamos de entender quando estamos nas nuvens: tudo, absolutamente tudo, é passageiro. Desde a sua pior tristeza e vergonha a sua mais infinita e indescritível alegria, desculpe te dizer assim tão sinceramente, isso também passa.

Talvez, realmente naquele momento as palavras que você disse expressavam exatamente o que você sentia, mas não adianta se prender a elas agora, adianta? Afinal, esquecer faz parte, deve de ser mais ou menos como formatar o computador, a gente precisa limpar a memória pra encher com outras coisas. O ruim disso tudo, é que às vezes somos tentados a comparar as pessoas que permearam nossas histórias, classificando-as como em episódios de séries, fulano é melhor que sicrano, essa é mais foda que a aquela, e por aí vai. Organizamos todos os anos um grande Emmy dos nossos sentimentos e o prêmio de babaca vai pro ex e de melhor em tudo pro atual. tsc tsc

A vida não é assim, as pessoas não são comparáveis é egoísmo e idiotice pensar que você é a única pessoa legal do universo, tudo bem, eu sou muito legal... sério, conversa comigo que você vai curtir rsrs mas eu não sou a única, meus amigos são legais também, e eles tem outros amigos sensacionais, e no mundo... ah, no mundo tá cheio de gente maravilhosa e linda pra gente conhecer sabia?

Acho que o que não é legal, é apertar o reset a cada nova história, como se nada, nunca nunca tivesse acontecido com você antes. É um necessidade besta que alguns tem de dizer "eu nunca senti isso antes" ou "você é o primeiro com quem fiz isso" blah, vontade de vomitar dessas coisas.

Tinha uma amiga minha que sempre dizia que queria perder a virgindade com um cara que não fosse mais virgem, eu achava estranho porque na época pensava que o mágico era ser a primeira vez pros dois, etc e tal. Mas depois concordei completamente com ela, primeiro não existe mágico ¬¬ segundo, as pessoas são as somas das experiências delas, de verdade que você não daria pro cara que você tem super tesão porque ele já comeu outra menina? Sério?! Sério mesmo? E terceiro porque devemos usar o que a gente já aprendeu ao nosso favor ;) rsrs [eu preciso dizer que por exemplo, tenho um profundo respeito por todas as ex do meu namorado].

As pessoas não são copos descartáveis que só tem graça quem bebe a primeira vez, não somos troféus, não somos coisas. Somos seres com sentimentos, sonhos, desejos... alguém para conversar, aprender, compartilhar e não; para usar e jogar fora!

Não é importante ser único, ser o melhor ou isso e aquilo na vida de alguém, é importante ser querido, fazer falta, despertar admiração, saudade e desejo. Porque ser o único, melhor e isso ou aquilo passa, ter a habilidade de despertar algo de bom no outro, como o próprio nome já diz... é uma habilidade - que se aperfeiçoa com o tempo =)

Finalmente, aprendi que somos capazes de dizer coisas boas e ruins em certos momentos, e depois somos capazes de simplesmente esquecê-las. E isso é parte do nosso processo natural de viver, geralmente, são com essas reflexões que aprendemos melhor sobre nós mesmo e em como nos sentimos em relação ao mundo. Quando a gente se conhece, sabe escolher melhor, discernir com mais facilidade e assim responder aquela pergunta: "afinal, o que você quer?"

E principalmente, aprende a não ter medo de dá continuidade, de conhecer outros lugares e pessoas, de mudar, de viver, de errar, de aprender e assim, em cada caminho ser apresentado à felicidade que é tão dinâmica quanto o nosso processo de existir ^^

Bons ventos para todos que lerem meu post, hoje começa a primeva, mas há dias já me sinto em um jardim.

Beijocas

Laryssa Tertuliano

2 comentários:

Anônimo disse...

Lala eu já disse que tenho orgulho de ser tua amiga?
EU TENHO ORGULHO DE SER TUA AMIGA!!!
Nada que digam vai mudar isso...
Teu post de hoje foi como o desabrochar de uma flor no 1° da de primavera. Obrigado por compartilhar o que você é comigo.
Te AMo!

Ass: Camilinha

Anônimo disse...

Owwwwwn eu tb te amo eu tb te amo eu tb te amo, e nem precisa dizer que tu me inspira né? hahahha feliz primavera minha flor (: