domingo, 21 de agosto de 2011

Definições são mesmo vãs?


-O primeiro amor a gente dá um jeito de lembrar sempre belo.

Não gosto de definições, melhor dizendo... não gosto de me limitar a elas. Aprendi em desenho industrial que por mais que eu possa projetar algo com uma finalidade e um público alvo definido, ele, o produto, poderá ser usado de um jeito diferente por uma pessoa diferente. Se está disponível pra venda, então, teoricamente, qualquer um que tenha acesso a ele pode fazer isso, ok? Mesmo assim, preciso das definições para fazer algo que atenda aos pre-requisitos que estabeleci em meu projeto.
Na vida não é muito diferente da profissão que pretendo seguir. Temos definições para praticamente tudo, desde do que é acordar a dormir. Que são verbos para ações corriqueiras de quem precisa comer, trabalhar, estudar, viver... que são outras ações e aí vou parando por aqui porque os verbos são muitos. Mesmo assim, você concorda que as vezes "Ei cara, acorda" é uma chamada a realidade pra alguém?
Nesses últimos dias tenho pensado muito na definição de duas palavras: amizade e namoro. A primeira pra mim é algo que levo tanto a sério quanto a segunda, pelo fato de que acredito que pode ser eterna, PODE, às vezes... como na segunda, também acaba. E só nessa primeira reflexão eu já encontro novas palavras que preciso pensar suas definições: eternidade, possibilidade e fim (acabar). A amizade além de todos os clichês ao qual estamos habituados de "família que a gente escolhe" "pessoa que nos conhece melhor que ninguém" "grupo com quem fazemos atividades divertidas ou trabalha-se junto em prol de interesses em comum" e etcétera. É também uma possibilidade real de relacionamento com outra pessoa, sem necessariamente medo de ser quem é, dizer o que pensa e amar sem pé atrás. Os namoros, teoricamente, deveriam ser amigos que a gente beija na boca e além da lanchonete e do cinema vai ao motel. Mas a gente sabe que na prática nem todo mundo consegue isso. Talvez o medo de não ser aceito, de não dá certo, de ser magoado ou até mesmo de perder, faça com que alguns namoros acabem, fato que nas amizades, falo dos amigos que você escuta aquele CD favorito da banda favorita e assiste filmes, e têm overdoses de guloseimas, que pelo menos uma vez na vida te livrou de uma fria, que já tomou banho de chuva / mangueira com você, que já abriu mão de dormir pra te socorrer de madrugada, que diz que a sua ressaca é só uma gripe pra sua mãe, que manda você estudar, que faz a sua inscrição no vestibular, que bebi tequila e divide o ultimo biscoito do pacote. Que dá pitaco nos seus paqueras, nas suas roupas, no seu cabelo e mesmo assim nunca parece intrometido, que aguenta suas reclamações da vida, suas filosofias mais loucas, que negocia o filme da sessão sem ressentimentos, que perdoa seus atrasos, que não paga na mesma moeda quando você vacila, que não tem medo de dizer umas verdades mesmo que elas te magoem, que manda o professor a merda pra você se sentir melhor, que te apóia nos novos projetos, que escuta todos os seus causos amorosos com a mesma paciência e prioridade como se fosse a primeira vez que acontecesse, que leva você pra casa quando você bebe demais, que bebe demais com você às vezes, que topa acordar as cinco da manhã num sábado pra fazer uma trilha, que encontra coisas grandiosas em você - coisas que você nem sabia que tinha, que não sente inveja de você, bem às vezes pode até sentir... mas não tenta te prejudicar, que te empresta os bônus do celular, que te ajuda na prova e que faz tudo parecer melhor quando nada vai bem, falo desses amigos, com esses você não tem medo de permitir-se amar.
Os namoros deviam ser tudo isso somado às relações físicas :D [tlim]
Como todos sabem, até a minha mãe, mesmo que eu ainda não tenha dito oficialmente, mas mãe é um bicho com radar infalível né? Estou namorando :P E é baseado nas minhas experiências que chego a uma definição, que não é uma regra, de namoro pra gente. Namoro: pessoa que tem o melhor abraço do mundo e que quando você conversa o mundo parece que muda de atmosfera, sabe?! É tipo aqueles efeitos filmelísticos de eureca. E que eu não sinto vontade de brigar. [é, isso é totalmente novidade pra mim, que sou uma empetulante nata rsrs]. E acho, de verdade, que está sendo tão bom porque coloquei meu medodetudodáerrado, que normalmente faz os namoros virarem uma coisa que não era pra serem, de lado. Às vezes ele, meu medo, olha pra mim e sorri maleficamente como se esperasse só uma oportunidade pra agir, mas é normalmente quando ele, meu namorado, me abraça. E aí o medo vai embora. E sobre essa coisa de perder, o medo de perder, que é outro negócio que estraga com tudo, decidi simplesmente não alimentá-lo desde que aprendi que as pessoas não são nossas e que tudo passa, tudo exceto os amigos, os amigos podem ser eternos.
Quanto às definições, elas são úteis, mas não são tudo. Bom é quando as encaramos como conceitos norteadores incompletos, que podem ser acrescentados ou mudados, importante é não encára-los como exatos e verdades absolutas. Consulte o dicionário para aprender o que as palavras significam, e depois use-as cm novos significados.

Viver não é exato.

Muack!

Laryssa

"Uma amizade só acaba quando paramos de nos importar com nossos amigos, e de nos arriscar por eles"

Nenhum comentário: