quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Eu te amo, mas leia a até o final.

Eu acho que quando alguém diz "eu te amo" pra alguém, na verdade essa pessoa quer dizer algo do tipo: "Eu adorei dividir pizza com você", "quando você sorri pra mim, meu medo de existir vai embora" ou ainda, "sabe o seu abraço? ele me acalenta". Só que aí, desculpe-me os adeptos da expressão, as pessoas têm preguiça ou não sabem como dizer o que realmente sentem e, sem trabalho algum, pensam que se o que sentem é bom, legal ou divertido então pode ser traduzido em "EU TE AAAMOOO!". E então parece uma coisa super linda e cômoda, não preciso 'gastar' tempo procurando palavras que digam exatamente o quanto só por ele/ ela existir eu me sinto grata e alegre.

Você não diz "eu te amo" mais fácil do que imagina?

Liga-se o piloto automático nos relacionamentos, e saímos dizendo às pessoas mais importantes de nossa vida que as amamos.
É eu te amo pra mãe, pro pai, pro tio, pra tia, pros avós, pros melhores amigos, pra namorada/ namorado e não pára. Achamos que no dicionário não existem palavras pra expressar o quão importante aquela pessoa é para nós, escrevemos eu te amo em cartões e enviamos junto com flores, ou melhor, fazemos comunidades no orkut - que nem sei mais se existe rsrs, ou curtimos no face poemas de eu te amo, pra expressar publicamente o que sentimos, os mais originais criam tags em seus blogs particulares e escrevem pequenos diálogos pra dizer o quanto aquele certo alguém mexe com ela. :P
Mas os menos se detém as três palavras mais complexas e vagas da galáxia. Não sei se você concorda comigo, mas quando alguém diz "eu te amo" pra você não soa mais ou menos como uma voz grave e slow EEEeeEEU TEEeEEEee AAAAaaAaMMmoOO... e por mais que a pessoa queira na verdade dizer que: "o seu sorriso melhora o meu dia" ou "quando eu recebo uma mensagem sua me sinto motivada a fazer meus afazeres da faculdade", não soa tremendamente diferente?
Parece na verdade que a pessoa acabou de assinar seu contrato de depositeiemvocêtodaaminhafédequeissovaidácertovírgulanãomedecepcione. #medo
Sim, pode parecer dramático, e concordo, há exceções, sua vó e sua mãe sempre se sentirão as melhores mulheres do mundo quando você disser que as ama, mas seu namorado ou namorada vai, querendo ou não, sentir um enorme peso de responsabilidade de que tem que fazer essa merda dá certo, se não... se não o outro vai se magoar.
A verdade mesmo, é que só de começar a namorar, a gente já espera que dê certo e que o outro faça a gente feliz, ou você namora porque não tinha nada "melhor" pra fazer? Enfim, mas quando você diz a pessoa "Eu te amo" é como se deixasse alvo mais que a neve, para a pessoa, que está completamente a mercê dela, que seu coração é frágil e qualquer atitude ruim pode fuder com ele, portanto, todos os sinais de alerta são acionados e você coloca a pessoa que você tanto gosta de simplesmente caminhar de tarde, ver o por do sol ou comentar da beleza da lua, numa berlinda.
Tá bem, tá bem... talvez eu esteja exagerando. Talvez as pessoas digam mesmo "eu te amo" porque sabem o que isso significa né? Bem, quando eu digo "eu te amo" pro meu pai, na verdade eu quero dizer que me importo muito com ele, e que sinto saudades... coisas do tipo. Quando o "alvo" é um amigo, o que quero realmente dizer a ele ou a ela é que me identifico e confio em sua pessoa, que ele ou ela me faz bem, me faz feliz, que eu adoro conversar e fazer qualquer coisa juntos ou juntas. Pro meu namorado eu não disse =X Eu acho que as tags falam mais que essas três letras. Sinceramente, acho até que ele merece que eu o diga coisas que eu sei o que significam, e não simplesmente porque são bonitas. Não que eu diga "eu te amo" pro meu pai só porque é bonito, é só porque é mais fácil na verdade e dá tempo de se despedir sem que ele perceba os olhos enxerem de lágrimas e a voz ficar trêmula.
Afinal, "Eu te amo" é bonito pra caralho né não?! Eu adoro quando alguém me diz essa frase rsrs Seja porque eu sou especial pra essa pessoa, como pras minhas flores mais lindas do mundo, ou porque brigou comigo e quer se reconciliar - meu irmão faz sempre, ou porque eu sou importante - pros meus pais, adoro ouví-las e lê-las por aí nos textos e poemas de pessoas que admiram.
Mas quando escuto ela de casais a-pai-xo-na-dos eu me questiono, reflito. Será que é amor mesmo o que eles sentem, ou na verdade é felicidade por compartilharem algo juntos. Não estou excluindo que o amor não seja também isto, a alegria de ter alguém, mas apenas pensando, apenas pensando...
Finalmente, não diga "eu te amo" por que não consegue pensar em nada melhor pra dizer pra alguém que você realmente se importa e quer por perto, promete?

Beijos e "Eu te amo" a la eu pra todo mundo hoje que estou de bom humor ;)

Laryssa Tertuliano


3 comentários:

Ielison disse...

Eu adoro o som de "eu te amo".
já acho que no fim as pessoas dizem isso de menos. todo mundo colocou na cabela que existe por aí uma cultura de vulgarização da expressão.
mas pare e pense, é um expressão!
é como se o nosso corpo, nossa cabeça, nosso coração pedisse pra que isso fosse dito. é a expressão de tudo isso em palavra.

é a forma clara e direta de passar a mensagem pra outra pessoa (se ela entende ou gosta disso é um problema posterior). não me envorgonho de nenhum "eu te amo" que eu já disse. todos eram a verdade daquele momento.

se vai dar certo depois de dizer é consequência de tantos outros fatos anteriores e posteriores que as palavras nunca serão suficiente.
e é bom ter isso em mente, que as palavras nunca serão suficientes.

Laryssa Tertuliano disse...

eu concordo com vc quando diz que as palavras nunca serão suficientes, na verdade elas devem ser complementadas com as atitudes, acredito.

Eu escrevi esse texto por acreditar mesmo que a expressão não é muito usada, mas como disse no próprio texto, acredito em exceções, e em gente que a usa porque realmente a entende.

Finalmente, foquei mais no uso por usar, acho que esse é o problema! Quando vc diz eu te amo porque é mais fácil, porque foi a primeira coisa que veio na mente... enfim. M

Particularmente gosto de usar a expressão com pessoas que me conhecem e entendem o que eu tou querendo dizer :P tenho medo de ser mal interpretada por quem gosto e uma fixação particular por tentar dizer as coisas sempre de um jeito novo, afinal, cada pessoa que amo é diferente, merece um jeito a la ela pra eu dizer o quanto ela é importante pra mim ^^

brigada pela visita, e pelo comentário, e são por pessoas como vc, que levam a sério o significado das palavras, que acredito ainda valer a pena dizer eu te amo pra alguém. =)

Laryssa Tertuliano disse...

ops, tava logada no blog do CA :P rsrs mas sou eu tá, Laryssa :D