sexta-feira, 21 de outubro de 2011

triste#3

Desejei dentes bonitos
para isso:
esconde-los
nessa cara amarrotada
destorcida de choro e silêncio.

Tertuliano

triste#2

Ao menos estou falando
já deve de servir de sinal
não é tão mal...

Tertuliano

triste#1

Me perdoem os otimistas
mas há muito de ruim na vida
me perdoem os sorrisos
mas prefiro as lágrimas
mesmo as que ainda nem chorei
me perdoe os poetas, os felizes
hoje eu só quero ser triste mesmo.
Que mal há em sentir-se assim?
nenhum.
O mal, talvez esteja na cabeças desses loucos
que se acham muito sãos.
Eu não quero ser sã como eles,
não tem quem me faça.
Eu prefiro ser a louca, a desvairada
a possuída, a rebelde
a arisca, a do contra...
prefiro ser qualquer coisa
que me diferencie deles.

Tertuliano

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mulheres precisam.

As mulheres precisam de afeto, atenção... precisam se sentir seguras, respeitadas... e quase sempre também precisam sentir-se dominadas. Acredito que na verdade tudo é uma questão de permitir a si mesmo. Mulheres precisam de palavras, de promessas, de honra. Gostamos de ser salvas, cuidadas e protegidas. Sim, mulheres gostam de ser especiais para alguém. Queremos o óbvio, o novo... queremos tudo. Já não é mais novidade que temos uma imensa garra pra ser feliz, e o que buscamos em nossa vida, compreensão, plenitude... aquela respiração ofegante depois do sexo, aquele momento em que não conseguimos pensar, só sentir.
Sim, mulheres precisam liberar o stress, correr um pouco, se alimentar bem. E precisamos de bons relacionamentos, não só com os homens, mas principalmente com os amigos, com os pais, com os animais de estimação. Mulheres precisam de filmes, de chocolate, de um bom banho e de uma lingerie nova pelo menos todo mês. Sim, precisamos nos sentir bonitas e desejadas. Precisamos de um abraço forte, e às vezes de braços fortes, de homens que sabem usar o que tem. Saibam se expressar, lavar nosso cabelo e nos desejar bom dia. Mas nós também precisamos dos desenhos animados, dos diários guardados, dos sonhos adormecidos pra relembrar em uma tarde dessas com as amigas.
Mulheres precisam ser o centro das atenções, outro dia outra mulher, mas algum dia ela mesma. Precisam conquistar cargos, posições, títulos, mas também não precisam de nada disso, só um vinho e um bom amante. Elas gostam de ser ouvidas, entendidas, disciplinadas. Mulheres merecem boas palmadas vez ou outra.
Precisam se sentir saudáveis, únicas, exclusivas. Gostam de serem privilegiadas, sentem ciúmes e adoram ser olhadas. Mulheres não passam despercebidas, chamam atenção pelo cheiro, pelo jeito, pelo cabelo que dança com o vento. Mulheres amam sapatos, vestidos, bolsas, e algumas não amam nada disso, amam rock in roll, sexo no asfalto, filmes legendados, viagens aleatórias, romances platônicos.
Mulheres, não tente as entender. Um dia, talvez, você entenda uma. Sua mãe, e outra, sua mulher. Eu acredito que no final, quando começamos a viver há um par pra cada pessoa, uma mulher pra cada homem que se preze, pra cada homem que valorize e trate bem aquela mulher, aquela. Mas acredito que toda mulher tem outros antes disso, e todo homem tem outras. As pessoas não acontecem por acaso em nossas vidas, vêm pra nos ensinar algo. Algumas ensinam coisas que jamais vamos esquecer, mesmo que não fiquem, vão ficar de algum jeito. Outras nos ensinam a esquecê-las, e fazem isso tão bem quanto algumas.
Mulheres curtem histórias bonitas, ajudar o próximo, escrever cartas secretas. Gostam de se expressar, de observar a lua, de andar de mãos dadas, de ri, MULHERES adoram ri. E também sentem medo. Algumas uns medos grandes, outras medos bobos, mas sentem. Não querem ficar sozinhas, não querem ficar velhas, não querem ser mães ruins. Mulheres não suportam a ideia de não servir pra nada. Mulheres gostam de ter razão e preferem ser confrontadas, gostam de quem não demonstra medo por elas, mas luta de igual pra igual, que domina, doma, beija, prende o cabelo, segura firme, cala a boca, sussurra no ouvido, faz surpresinhas, diz coisas fofas, e passa uns dias sem dizer nada.
Mulheres adoram o mistério, adoram a entrega, serem conquistadas todos os dias. Talvez não exista homem ideal, talvez só exista o homem que também é como as mulheres, que também sente, e consegue todos os dias deixá-la caidinha por ele. Enquanto isso funcionar, enquanto os fizer felizes, enquanto for bom. Deve durar, porque não?
Quando os dias ruins vierem, mulheres querem sempre lutar, consertar, reconciliar... homens também, às vezes nem um dos dois se importa mais o bastante, mas se se importarem, se desejarem, se quiserem com bastante afinco, conseguirão qualquer coisa. Mulheres querem homens, homens querem mulheres, a gente coloca de verdade logo depois para dá uma diferenciada, finalmente, não é preciso diferir, haverá sempre os que se contentam com pouco, e os que são a si mesmo e encontra quem goste. Haverá sempre os que são grande de espírito, alto de ideias, que enxergam além, que querem mais, e o melhor, e haverá também dois, que queiram o mesmo, e quando houver, e se houver, ficarão juntos.

Laryssa Tertuliano


sábado, 15 de outubro de 2011

Respirar

pra limpar os pulmões
renovar os átrios
os vasos
a corrente
de ouro
de prata
frágil e finita
respirar pra viver.

Tertuliano

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Eu te amo, mas leia a até o final.

Eu acho que quando alguém diz "eu te amo" pra alguém, na verdade essa pessoa quer dizer algo do tipo: "Eu adorei dividir pizza com você", "quando você sorri pra mim, meu medo de existir vai embora" ou ainda, "sabe o seu abraço? ele me acalenta". Só que aí, desculpe-me os adeptos da expressão, as pessoas têm preguiça ou não sabem como dizer o que realmente sentem e, sem trabalho algum, pensam que se o que sentem é bom, legal ou divertido então pode ser traduzido em "EU TE AAAMOOO!". E então parece uma coisa super linda e cômoda, não preciso 'gastar' tempo procurando palavras que digam exatamente o quanto só por ele/ ela existir eu me sinto grata e alegre.

Você não diz "eu te amo" mais fácil do que imagina?

Liga-se o piloto automático nos relacionamentos, e saímos dizendo às pessoas mais importantes de nossa vida que as amamos.
É eu te amo pra mãe, pro pai, pro tio, pra tia, pros avós, pros melhores amigos, pra namorada/ namorado e não pára. Achamos que no dicionário não existem palavras pra expressar o quão importante aquela pessoa é para nós, escrevemos eu te amo em cartões e enviamos junto com flores, ou melhor, fazemos comunidades no orkut - que nem sei mais se existe rsrs, ou curtimos no face poemas de eu te amo, pra expressar publicamente o que sentimos, os mais originais criam tags em seus blogs particulares e escrevem pequenos diálogos pra dizer o quanto aquele certo alguém mexe com ela. :P
Mas os menos se detém as três palavras mais complexas e vagas da galáxia. Não sei se você concorda comigo, mas quando alguém diz "eu te amo" pra você não soa mais ou menos como uma voz grave e slow EEEeeEEU TEEeEEEee AAAAaaAaMMmoOO... e por mais que a pessoa queira na verdade dizer que: "o seu sorriso melhora o meu dia" ou "quando eu recebo uma mensagem sua me sinto motivada a fazer meus afazeres da faculdade", não soa tremendamente diferente?
Parece na verdade que a pessoa acabou de assinar seu contrato de depositeiemvocêtodaaminhafédequeissovaidácertovírgulanãomedecepcione. #medo
Sim, pode parecer dramático, e concordo, há exceções, sua vó e sua mãe sempre se sentirão as melhores mulheres do mundo quando você disser que as ama, mas seu namorado ou namorada vai, querendo ou não, sentir um enorme peso de responsabilidade de que tem que fazer essa merda dá certo, se não... se não o outro vai se magoar.
A verdade mesmo, é que só de começar a namorar, a gente já espera que dê certo e que o outro faça a gente feliz, ou você namora porque não tinha nada "melhor" pra fazer? Enfim, mas quando você diz a pessoa "Eu te amo" é como se deixasse alvo mais que a neve, para a pessoa, que está completamente a mercê dela, que seu coração é frágil e qualquer atitude ruim pode fuder com ele, portanto, todos os sinais de alerta são acionados e você coloca a pessoa que você tanto gosta de simplesmente caminhar de tarde, ver o por do sol ou comentar da beleza da lua, numa berlinda.
Tá bem, tá bem... talvez eu esteja exagerando. Talvez as pessoas digam mesmo "eu te amo" porque sabem o que isso significa né? Bem, quando eu digo "eu te amo" pro meu pai, na verdade eu quero dizer que me importo muito com ele, e que sinto saudades... coisas do tipo. Quando o "alvo" é um amigo, o que quero realmente dizer a ele ou a ela é que me identifico e confio em sua pessoa, que ele ou ela me faz bem, me faz feliz, que eu adoro conversar e fazer qualquer coisa juntos ou juntas. Pro meu namorado eu não disse =X Eu acho que as tags falam mais que essas três letras. Sinceramente, acho até que ele merece que eu o diga coisas que eu sei o que significam, e não simplesmente porque são bonitas. Não que eu diga "eu te amo" pro meu pai só porque é bonito, é só porque é mais fácil na verdade e dá tempo de se despedir sem que ele perceba os olhos enxerem de lágrimas e a voz ficar trêmula.
Afinal, "Eu te amo" é bonito pra caralho né não?! Eu adoro quando alguém me diz essa frase rsrs Seja porque eu sou especial pra essa pessoa, como pras minhas flores mais lindas do mundo, ou porque brigou comigo e quer se reconciliar - meu irmão faz sempre, ou porque eu sou importante - pros meus pais, adoro ouví-las e lê-las por aí nos textos e poemas de pessoas que admiram.
Mas quando escuto ela de casais a-pai-xo-na-dos eu me questiono, reflito. Será que é amor mesmo o que eles sentem, ou na verdade é felicidade por compartilharem algo juntos. Não estou excluindo que o amor não seja também isto, a alegria de ter alguém, mas apenas pensando, apenas pensando...
Finalmente, não diga "eu te amo" por que não consegue pensar em nada melhor pra dizer pra alguém que você realmente se importa e quer por perto, promete?

Beijos e "Eu te amo" a la eu pra todo mundo hoje que estou de bom humor ;)

Laryssa Tertuliano


sábado, 8 de outubro de 2011

Comparações

São tão vãs
e não te faz mais feliz
já que quando passar
vai ser triste.

Tertuliano

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sinto porque sinto.

Não sei se com os outros era assim também, mas ela acreditava na existência de particularidades. Aquele sinal perto do cotovelo, os dentes levemente pra frente, uma cicatriz no joelho, um mamilo diferente do outro, um cor de boca só dela, um olhar profundo só seu.
Sorriso, simpatia, abraço... coisas que só ela sabia o quanto valiam na hora da aflição. E nos momentos bons também. Às vezes tudo que a gente procura é só um porto seguro, e os amigos sabem bem fazer este papel. Com eles ela não tem medo de planejar o futuro, nem de dizer coisas que não sabe o que significam exatamente, como eu te amo.
Ela não sabe se com as outras pessoas é assim também, mas sente que tudo que precisamos nos momentos mais difíceis é apenas alguém que nos escute, que diga que vai ficar tudo bem. Pode parecer clichê, mas penso que o clichê só é ruim quando usado por quem não sabe o que ele significa, geralmente àquelas pessoas não dotadas de um espírito questionador e capaz de se surpreender com as coisas simples do mundo, como um pé de amora na universidade. Gente assim, que só repete o que ouviu em algum lugar, torna essas coisas que são super úteis como "não se preocupe, isso vai passar" um clichê; uma coisa que só se diz por falta do que dizer.
Não é bem assim.
Quando estamos sozinhos, não tem coisa melhor que receber afeto dos amigos, sabemos que não é preciso dizer eu também, nem responder de imediato e por isso devolver o carinho é tão mais legal =)
A obrigação torna todas as coisas chatas e sem importância, não precisar fazer e mesmo assim ainda o sentir vontade de fazer, de ser e de ir é que evidencia a beleza do "faço porque faço", "amo porque amo", "sinto porque sinto". Nem tudo precisa ser explicado com as entrelinhas do prieberam, tem coisa que se faz e pronto, se quer e daí, se sente e é feliz.
Um foda-se em homenagem a Dona Tássia, pro mundo que insiste em querer dizer como as coisas devem ser. A gente deve sorrir, quando não mais houver graça, chorar talvez.
Fundamental é viver porque viver, querer porque querer, ser sua porque ser sua é tudo que consigo pensar agora.
Não ligo pro dia que não estiver comigo, quero aproveitar todos os segundos que sua presença é palpável, que teu gosto está ao meu alcance, quando isso não mais existir eu penso no que farei. Hoje eu só quero viver de um jeito complexamente simples. Fazer porque fazer.

Laryssa Tertuliano

Vista da Terra.

E de bem longe
sou só um ponto
mas de perto
um mundo inteiro.

Tertuliano

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vamos dá uma volta?




E eu desejaria te ver
mesmo que hoje não fosse segunda feira
mesmo que não tivesse feira
mesmo que a gente tivesse se visto ontem
mesmo que não fosse seu aniversário
mesmo que não tivesse o título de namorado
mesmo que qualquer outra "besteira"
te desejo porque desejo
não precisa ocasião.

:/


Laryssa Tertuliano